Lubrin

Artigos

Normatização de Identificação de Lubrificantes


A adoção de etiquetas de identificação de
lubrificantes tem dois objetivos primordiais. O primeiro e mais importante é
proteger o equipamento contra danos causados pela adição de lubrificante
errado, por exemplo, com viscosidade inadequada ou um lubrificante com ausência
de aditivos que supririam a necessidade do equipamento como o aditivo
demulsificante em turbinas a vapor.


 


O outro objetivo envolve o ganho de tempo
que o lubrificador adquire por não ter que procurar pelo lubrificante ou por
eliminar a incerteza de estar realmente adicionando o lubrificante certo no
equipamento. 
(Referência – Lubrin).





Por que usar galões reutilizáveis?

A indústria hoje está sob pressão para reduzir custos, fazer mais com menos e cumprir com os regulamentos cada vez mais rígidos. Uma das formas de reduzir custos e aumentar a produtividade é empregando dispositivos de alta qualidade desenvolvidos para auxiliar a indústria no caminho em busca da excelência. Não só para tornar o trabalho mais fácil, os galões reutilizáveis são uma excelente ferramenta no controle de consumo e prevenção de derramamentos.

Prevenir contaminação dos fluidos

Da perspectiva de custos, esta é a razão mais importante de usar galões de abastecimento reutilizáveis. A Noria Corporation atesta que custa 10 vezes mais remover partículas de óleos contaminados do que evitar a contaminação. Uma vez que estes produtos são hermeticamente fechados, eles são ideais para manter os contaminantes, sejam sólidos ou líquidos, longe dos lubrificantes. Por esta razão, qualquer empresa com a intenção de prolongar a vida útil de seus equipamentos, deve buscar este tipo de opção no mercado.

Prevenir derramamentos ou vazamentos

Uma vez que os produtos de marcas renomadas no mercado são fabricados com materiais altamente resistentes e pelo sistema de fechamento das tampas, quando manuseadas de forma apropriada, mantém o galão completamente fechado, a chance de ocorrerem vazamentos ou derramamentos é praticamente inexistente.

Abastecer fluidos de forma fácil, rápida e segura

Os galões e sua variedade de acessórios são projetados para tornar o trabalho de reabastecimento de lubrificantes fácil, ergonômico e rápido. Além de anatomicamente bem projetados, os galões possuem graduação em litros, o que permite um controle bastante preciso da quantidade de lubrificante aplicada.

Promover um local de trabalho mais limpo e organizado

Além de ferramentas excelentes para o controle de contaminação, o formato dos galões permite uma fácil organização em prateleiras e armários. Substituindo as antigas bombonas graduadas e funis por galões reutilizáveis, tornará seu local de trabalho mais organizado e limpo.

Além dos itens relacionados acima, é importante frisar a importância de identificar apropriadamente cada um dos galões caso as tampas não sejam de cores diferentes, a fim de evitar a contaminação cruzada dos lubrificantes. Utilizar etiquetas de identificação com cores e formas geométricas é uma boa prática de identificação.

Para saber mais ou para conhecer o CLIL - Código LUBRIN para Identificação de Lubrificantes entre em contato conosco. O CLIL é um método estruturado desenvolvido pela engenharia da LUBRIN que, com base na norma DIN 51502, através de formas geométricas e cores, permite a identificação dos diferentes tipos de lubrificantes em uso.

Quando e como limpar galões para abastecimento reutilizáveis

Galões de abastecimento reutilizáveis estão se tornando cada vez mais populares na indústria. Estes galões, disponíveis em diversos tamanhos e modelos, podem ter um impacto bastante rápido no seu programa de lubrificação, ajudando a prevenir a entrada de partículas em óleos novos e na máquina e ajudando a evitar a contaminação cruzada de diferentes óleos.

Umidade e partículas podem entrar nos lubrificantes a partir de várias fontes. Muitos destes contaminantes aparecem nos lubrificantes durante seu manuseio e transporte da planta de fabricação até o ponto de abastecimento no equipamento. Para equipamentos pequenos, uma quantidade surpreendente de contaminação pode ser introduzida durante a última etapa – entre o armazenamento a granel ou intermediário (tambor ou tanque na sala de lubrificação) e a máquina propriamente dita. É aí que um galão reutilizável tem um papel vital no controle da entrada de contaminantes durante a rotina de troca de óleo e abastecimento, se o galão for manuseado de forma apropriada.

O cuidado apropriado com o galão reutilizável é crítico para o sucesso de seu uso. Isso inclui manter os galões fechados quando não estiverem em uso, mantê-los identificados apropriadamente para evitar contaminação cruzada com diferentes óleos ao reabastecê-los, manter os galões limpos por dentro e por fora e armazená-los adequadamente quando não estiverem em uso.

Também é importante manter os galões limpos. Abastecer com óleo limpo e filtrado um galão que ficou com a tampa aberta, exposto à contaminação, ou até mesmo usar um mesmo galão para qualquer tipo de óleo, é uma perda de tempo e esforço jogado fora. Máquinas devem ser abastecidas com óleo limpo. Utilizar galões reutilizáveis corretamente para abastecer máquinas, ajudará você a levar a lubrificação a novos patamares.

Quando limpar

• Se o galão ficou aberto (sem tampa, etc.) por um longo período de tempo, o óleo que ainda estiver dentro do galão deve ser drenado e o galão deve ser limpo.

• Se durante o uso, o galão ficar sujo do lado de fora quando em contato com óleo, sujeira ou com o equipamento. Ajuste uma programação de limpeza para os galões com base no número de vezes que eles são reabastecidos e usados ou com base em um período de tempo, por exemplo, a cada mês.

• Evite contaminação cruzada de óleos. Caso ocorra, o galão deve ser drenado e limpo.

Como limpar

• Descarte qualquer resto de lubrificante que houver dentro adequadamente.

• Use uma esponja para limpar completamente a parte de dentro e de fora do galão com água morna e detergente neutro.

• Assegure-se de enxaguar bem todo o detergente neutro com água morna.

• Seque o galão com um pano limpo e sem fiapos.

• Abasteça o galão com o lubrificante limpo e despeje uma pequena quantidade de fluido pelo bico da tampa para eliminar possíveis contaminantes ainda presentes após a secagem.

Melhores Práticas para o uso de galões reutilizáveis

• Adquira galões na quantidade ideal para que eles possam ser dedicados à áreas ou tipos de lubrificantes. Não compartilhe galões para evitar problemas com a contaminação cruzada.

• Guarde os galões em armários próximos aos pontos de uso e mantenha-os limpos e seguros. Isto também ajuda na hora do uso e minimiza o risco de contaminação cruzada.

• Na etiqueta de identificação do galão, marque a data na qual o galão foi limpo e quando ele deve ser limpo novamente.

• Sempre anote a presença de água, sedimento ou borra. Caso algum problema seja detectado, avalie a fonte de contaminação para prevenir a entrada futura de contaminantes em sua máquina.

• Mantenha o exterior de seus galões limpos, especialmente as partes de manuseio e o bico.

• Treine todos os operadores e lubrificadores sobre o uso apropriado dos galões.



Nossos Parceiros

parceiros