Lubrin

Artigos

Por que usar galões reutilizáveis?

Normatização de Identificação de Lubrificantes

Como obter ganhos de produtividade através da implantação de etiquetas padronizadas?

Quando e como limpar galões para abastecimento reutilizáveis

Galões de abastecimento reutilizáveis estão se tornando cada vez mais populares na indústria. Estes galões, disponíveis em diversos tamanhos e modelos, podem ter um impacto bastante rápido no seu programa de lubrificação, ajudando a prevenir a entrada de partículas em óleos novos e na máquina e ajudando a evitar a contaminação cruzada de diferentes óleos.

Umidade e partículas podem entrar nos lubrificantes a partir de várias fontes. Muitos destes contaminantes aparecem nos lubrificantes durante seu manuseio e transporte da planta de fabricação até o ponto de abastecimento no equipamento. Para equipamentos pequenos, uma quantidade surpreendente de contaminação pode ser introduzida durante a última etapa – entre o armazenamento a granel ou intermediário (tambor ou tanque na sala de lubrificação) e a máquina propriamente dita. É aí que um galão reutilizável tem um papel vital no controle da entrada de contaminantes durante a rotina de troca de óleo e abastecimento, se o galão for manuseado de forma apropriada.

O cuidado apropriado com o galão reutilizável é crítico para o sucesso de seu uso. Isso inclui manter os galões fechados quando não estiverem em uso, mantê-los identificados apropriadamente para evitar contaminação cruzada com diferentes óleos ao reabastecê-los, manter os galões limpos por dentro e por fora e armazená-los adequadamente quando não estiverem em uso.

Também é importante manter os galões limpos. Abastecer com óleo limpo e filtrado um galão que ficou com a tampa aberta, exposto à contaminação, ou até mesmo usar um mesmo galão para qualquer tipo de óleo, é uma perda de tempo e esforço jogado fora. Máquinas devem ser abastecidas com óleo limpo. Utilizar galões reutilizáveis corretamente para abastecer máquinas, ajudará você a levar a lubrificação a novos patamares.

Quando limpar

• Se o galão ficou aberto (sem tampa, etc.) por um longo período de tempo, o óleo que ainda estiver dentro do galão deve ser drenado e o galão deve ser limpo.

• Se durante o uso, o galão ficar sujo do lado de fora quando em contato com óleo, sujeira ou com o equipamento. Ajuste uma programação de limpeza para os galões com base no número de vezes que eles são reabastecidos e usados ou com base em um período de tempo, por exemplo, a cada mês.

• Evite contaminação cruzada de óleos. Caso ocorra, o galão deve ser drenado e limpo.

Como limpar

• Descarte qualquer resto de lubrificante que houver dentro adequadamente.

• Use uma esponja para limpar completamente a parte de dentro e de fora do galão com água morna e detergente neutro.

• Assegure-se de enxaguar bem todo o detergente neutro com água morna.

• Seque o galão com um pano limpo e sem fiapos.

• Abasteça o galão com o lubrificante limpo e despeje uma pequena quantidade de fluido pelo bico da tampa para eliminar possíveis contaminantes ainda presentes após a secagem.

Melhores Práticas para o uso de galões reutilizáveis

• Adquira galões na quantidade ideal para que eles possam ser dedicados à áreas ou tipos de lubrificantes. Não compartilhe galões para evitar problemas com a contaminação cruzada.

• Guarde os galões em armários próximos aos pontos de uso e mantenha-os limpos e seguros. Isto também ajuda na hora do uso e minimiza o risco de contaminação cruzada.

• Na etiqueta de identificação do galão, marque a data na qual o galão foi limpo e quando ele deve ser limpo novamente.

• Sempre anote a presença de água, sedimento ou borra. Caso algum problema seja detectado, avalie a fonte de contaminação para prevenir a entrada futura de contaminantes em sua máquina.

• Mantenha o exterior de seus galões limpos, especialmente as partes de manuseio e o bico.

• Treine todos os operadores e lubrificadores sobre o uso apropriado dos galões.



Nossos Parceiros

parceiros