“Existe alguma regra para melhor selecionar um respiro dessecante para redutores em mineradoras? Qual fator deve ser levado em consideração: o espaço acima do nível do óleo, a umidade ou a contaminação por partículas do ambiente onde o redutor está instalado, tipo de óleo e sua aplicação ou o limite de limpeza necessário?”

Respiros dessecantes são excelentes dispositivos para o controle da contaminação para equipamentos onde a entrada de partículas e umidade pode acontecer pelo respiro. Estes dispositivos limpam o ar que está entrando no equipamento, removendo a umidade e partículas de forma a ajudar no controle destes contaminantes no sistema e no óleo. Sendo assim, respiros são indispensáveis em equipamentos críticos assim como também em equipamentos que estão instalados em ambientes agressivos onde o óleo pode ser contaminado levando o equipamento potencialmente a uma falha.

Respiros dessecantes, em sua maioria, possuem filtros para a retenção de partículas e a sílica para a adsorção da umidade. Estas duas fases são essenciais não só para a saúde do lubrificante mas para a saúde da máquina. Partículas sólidas podem levar a máquina à falha assim como a umidade.

O óleo, por natureza, é higroscópico, o que significa que ele absorve umidade rapidamente advinda de qualquer fonte, incluindo a umidade presente no ar. Utilizando um respiro dessecante, você pode reduzir a umidade presente no ar que está entrando no sistema.

Respiro dessecante

O espaço superior também é importante, uma vez que ele pode auxiliar na definição de quanto de ar é necessário no interior do cárter. Por exemplo, em um redutor em regime de lubrificação por banho a demanda de ar será muito menor do que em um reservatório hidráulico, onde há grandes flutuações no volume de óleo. Este fluxo de ar deve ser levado em consideração para a definição de um respiro adequado, uma vez que ele pode gerar uma pressão interna no sistema ou até mesmo vácuo se não for dimensionado corretamente.

O ambiente onde o equipamento está instalado também deve ser levado em consideração. Para ambientes severos, como os que sofrem lavagens frequentes, ambientes abertos ou próximos de fontes de poeira, um respiro que possa reter grandes quantidades destes contaminantes deve ser usado. Para a maior parte dos ambientes agressivos você deve utilizar um respiro com válvulas de restrição ou com câmaras de expansão para ajudar a prolongar sua vida.

O nível de limpeza necessário do equipamento também deve ser levado em consideração para escolher a qualidade do respiro. Os equipamentos mais críticos devem ser os melhores assistidos.

Um outro ponto importante a ser observado é a quantidade de sílica de um respiro dessecante. Sendo a quantidade de sílica um dos fatores que farão com que o respiro dure mais ou menos, é sempre recomendada a utilização de um modelo que uma maior quantidade de sílica.

É importante também inspecionar o respiro dessecante após sua aplicação no equipamento. No geral, os respiros saturam tanto pela umidade advinda do ambiente e que está entrando para dentro do sistema como pela umidade que já está lá dentro. Sendo assim, o respiro pode saturar tanto de cima para baixo como de baixo para cima. Saber como o respiro que você está aplicando funciona, é fundamental para que esta inspeção seja feita de forma correta. Com esta informação você conseguirá saber se o respiro está saturando mais pela umidade presente no ambiente ou se ele está retendo mais a umidade que está dentro do sistema – o que lhe permitirá tomar uma ação mais assertiva caso haja contaminação interna ou até mesmo para a substituição da tecnologia do respiro aplicado, de repente, considerar um respiro coalescente.

Considerar todas estas variáveis o ajudará a selecionar de forma mais consistente um respiro dessecante. Consulte, também, seu fornecedor para o auxiliar na melhor alternativa. Embora uma quantidade significativa de modelos está disponível, alguns atenderão melhor certas aplicações do que outros. Lembre-se, neste caso é sempre melhor pecar pelo excesso do que não proteger o sistema tentando economizar.

NORIA. How to Choose a Desiccant Breather. Machinery Lubrication, Estados Unidos, ago. 2016. Disponível em: http://www.machinerylubrication.com/Read/30281/choose-desiccant-breather. Acesso em 15 de Agosto de 2017. Adaptação para o Português: Ingrid Freitas

About The Author

× Como posso te ajudar?