Espuma no óleo lubrificante

“Recentemente percebemos um aumento significativo de espuma no óleo lubrificante em um dos nossos sistemas de lubrificação. Um fornecedor recomendou a adição de um aditivo antiespumante. Essa é uma boa ideia?”

Embora, em algumas circunstâncias, adicionar um aditivo agente antiespumante poderá resolver o problema, geralmente não é uma boa ideia adicionar qualquer aditivo ao lubrificante de um sistema de lubrificação. Se a presença de espuma nunca foi um problema comum, mas de repente começou, pense em descobrir e tratar a causa e não apenas o sintoma (a espuma).

Se não ocorreram modificações no desenho do sistema de lubrificação ou reservatório, a causa provável para o aumento repentino na formação de espuma no óleo deve estar relacionada à contaminação. Uma vez que a eliminação da espuma está diretamente ligada à tensão superficial entre a água e o óleo, qualquer contaminação, como partículas sólidas, por exemplo, pode resultar em um aumento do ar entranhado ou a redução da tensão superficial pode causar espuma. Contaminantes mais comuns que tendem a diminuir a tensão superficial são a água, graxa e tensoativos (surfactantes), como sabões e detergentes usados durante a lavagem da máquina e piso.

Para diagnosticar a causa raiz do seu problema, tentem investigar aumentos significativos na contaminação por água ou partículas, alterações na aparência, presença de elementos inesperados nos resultados de análise de espectrometria, tais como lítio, cálcio, alumínio ou bário que possam sinalizar alguma contaminação por graxa ou outro produto químico.

espuma oleo lubrificante

 

Saiba mais sobre nossos produtos e serviços clicando aqui!

NORIA Corporation. How to Fix a Foaming Problem. Machinery Lubrication, Estados Unidos, Jul. 2011. Disponível em: http://www.machinerylubrication.com/Read/28503/fix-foaming-problem.  Acesso em 13 de setembro de 2017. Versão em Português – Lisandra Cobu

 

About The Author

× Como posso te ajudar?